10º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros

Local: Por todo o país

1998-2008

10 anos percorridos

O ano de 2008 deverá ser  tempo e espaço de alegria e, também, uma oportunidade para reforçar o compromisso da profissão para com a sociedade.

Comemorar os 10 anos de existência da Ordem dos Enfermeiros significa enraizar o nosso presente no legado construído por milhares de enfermeiros ao longo de décadas, revisitando a nossa história; significa reconhecer que se abriu caminho para que os enfermeiros assumam a auto-regulação como instrumento de promoção da qualidade dos cuidados de Enfermagem aos cidadãos e de desenvolvimento da profissão; significa reforçar a confiança no futuro, com o que no presente somos capazes de construir.

Não pouparemos esforços para continuar trilhando o caminho de afirmação da mais-valia que os cuidados de Enfermagem representam no global dos cuidados de saúde e, consequentemente, da importância que daí releva para a participação dos enfermeiros em todos os níveis do sistema de saúde e no desenvolvimento da formação e da investigação.
Convictos de que, não há melhor saúde sem melhor Enfermagem, queremos que 2008, pela participação de todos, seja o ano «Pela qualidade da saúde».

Todos somos convidados a participar. Façamos do nosso tempo, tempo de mudança, e das pedras do caminho, o nosso castelo!

Maria Augusta de Sousa
Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Comemorações do 10º aniversário da Ordem dos Enfermeiros

Comissão de Honra

A Comissão de Honra para as Comemorações do 10º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros é presidida por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

A 21 de Abril de 2008, a Ordem dos Enfermeiros (OE) comemora o seu 10.º aniversário. Para assinalar este momento histórico, vão ser organizados vários eventos ao longo do ano. Desta forma, a OE quer agradecer publicamente a todos aqueles que se esforçaram para transformar a Ordem naquilo que é hoje, ou seja, uma das instituições mais dinâmicas e credíveis da sociedade portuguesa.

As iniciativas têm por objectivo:

• Reforçar a regulação da profissão de enfermeiro, com vista à melhoria contínua da qualidade da saúde dos portugueses;
  • Aproximar a Ordem dos Enfermeiros dos cidadãos;
  • Proporcionar uma melhor compreensão do desempenho dos enfermeiros no sistema de saúde.

Programa das Comemorações

21 de Abril

As comemorações do 10º aniversário tiveram início na data em que se assinala a publicação do Decreto-lei fundador da OE.

Para as 18h30 horas foi agendada uma cerimónia comemorativa na Estufa Fria, em Lisboa. Este evento incluiu uma homenagem aos precursores da constituição da Ordem dos Enfermeiros, um debate intitulado «O contributo da Ordem dos Enfermeiros para o desenvolvimento social - a visão da sociedade civil», um momento cultural e a alocução da Enfermeira Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. A cerimónia terminou com um jantar.

Cerimónia Comemorativa do 10º Aniversário - Veja os textos e imagens.

Consulte a Brochura «ENFERMAGEM EM PORTUGAL - ORDEM DOS ENFERMEIROS - 10 ANOS»

12 de Maio - Dia Internacional do Enfermeiro (DIE)

Foi organizado um programa de actividades diversas, em vários pontos do País, na semana de 12 a 16 de Maio, em conjunto com as organizações profissionais que integram o FNOPE (Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros), assinalando as comemorações desta efeméride. As actividades organizadas debruçaram-se sobre a problemática dos Cuidados de Saúde Primários, tema escolhido pelo ICN para o DIE deste ano.

Dia Internacional do Enfermeiro - Veja os textos e imagens

Outros eventos

Seminário de Ética

Organizado anualmente pelo Conselho Jurisdicional da OE, o Seminário deste ano realizou-se a 26 de Setembro e assinalou os 10 anos de Deontologia Profissional dos enfermeiros em Portugal.

IX Seminário de Ética - veja os textos e imagens

Ciclo de Debates: comemorar 10 anos de Deontologia Profissional

A realizar pelo Conselho Jurisdicional nas várias Secções Regionais da  OE.

Ciclo de Debates - veja a notícia

Exposição 10º Aniversário

eve início a 29 de Outubro de 2008 e ilustra a actividade da OE ao longo destes 10 anos. Estará patente nas diversas regiões do País até Abril de 2009. Em paralelo, serão organizadas conferências regionais onde, além da Bastonária, estarão presentes personalidades locais ligadas à Saúde e a outros sectores da sociedade;

Exposição Comemorativa do 10º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros - aceda a informações complementares

Consultar Catálogo

I Conferência de Regulação

Realizada nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).

I Conferência de Regulação - veja os textos e imagens

Leia as conclusões da I Conferência de Regulação

Simpósio Enfermagem de Família

Realizado em Porto, Coimbra e em Lisboa entre 11 e 25 de Outubro

Simpósio Enfermagem de Família - veja a notícia

Consultar Cartaz

Actividades de divulgação realizadas:

• Produção do vídeo institucional «10 Anos de OE»;
  • Criação de um espaço específico no site da OE com a designação «10 Anos de OE», onde são difundidas todas as actividades relacionadas com as comemorações;

Consultar site

• Produção de um encarte sobre a efeméride distribuído, no Continente, juntamente com o Jornal «Público» no dia 27 de Outubro de 2008. Foi distribuído nos Açores e na Madeira, a 3 de Novembro, juntamente com jornais regionais.

Consultar Encarte

GCI/LCN/PG