Dia da Discriminação Zero

Dia:  01-03-2023

 

O Dia da Discriminação Zero foi instituído pela Organização das Nações Unidas e é celebrado anualmente, no dia 1 de março, desde 2014. O propósito deste dia passa por sensibilizar todos(as) os(as) cidadã(o)s para a salvaguarda dos direitos de todas as pessoas, e por enfatizar que estas não podem nem devem ser discriminadas tendo por base o seu género, idade, religião, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e/ou nacionalidade.

 

As pessoas com doença mental, sobretudo aquelas que padecem de doença mental grave, tendem inequivocamente a ser alvo de discriminação. Estudos internacionais com elevado nível de evidência indicam uma relação cíclica, na qual não apenas as pessoas com doença mental tendem a ser discriminadas, como essa mesma discriminação apresenta um impacto negativo na saúde mental das mesmas. Ademais, a discriminação resulta em prejuízo económico para estas pessoas, sobretudo pela dificuldade que as mesmas têm em conseguir um emprego e pelos baixos salários que habitualmente lhes são oferecidos.

 

Face a esta grave problemática social, que apresenta um substancial impacto negativo na qualidade de vida e na dignidade das pessoas com doença mental, é fundamental que se compreenda que, não raras vezes, na base da discriminação está o desconhecimento. Os(as) enfermeiros(as) especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica podem desempenhar um papel crucial a este nível, por exemplo, através da promoção da literacia em saúde mental dos(as) cidadã(o)s. É esse o nosso desígnio social, e é isso que a população pode esperar de cada um de nós.

 

A todos e a todas, sem exceção, um feliz Dia da Discriminação Zero!

 

Pl’a MCEESMP,
Enfermeiro Francisco Sampaio