Dia Mundial da Criança

Dia:  01-06-2024

Local: Lisboa

 

O Dia Mundial da Criança foi assinalado, pela primeira vez, em 1954 como o Dia Universal da Criança, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam, visando promover a união internacional para melhorar o bem-estar das crianças.

 

O dia 20 de novembro foi assim estabelecido pela ONU como uma data a celebrar, anualmente, em homenagem a todas as crianças. No entanto, o dia é assinalado em datas que divergem de país para país. Foi também no dia 20 de novembro, mas em 1959, que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança. A mesma data, mas no ano de 1989, foi escolhida pela organização para adotar a Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual é reconhecido que todas as crianças têm o direito, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, ao afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade. Trata-se do instrumento de direitos humanos com maior aceitação na história universal, tendo sido ratificado por 196 países.

 

Todos nós, a Mesa do Colégio da Especialidade em Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP), bem como toda a sociedade e cada indivíduo, e simultaneamente as próprias crianças e jovens, podemos desempenhar um papel importante para tornar o Dia Mundial da Criança relevante para as suas vidas, para as suas sociedades, comunidades e nações. Todos temos a responsabilidade de defender, promover e celebrar os direitos das crianças, manifestando-nos através de diálogos e ações que construirão um mundo melhor para todas as crianças. Em Portugal, o Dia da Criança é celebrado no dia 1 de junho.

 

Este sábado, tal como já aconteceu no ano transato, a MCEESIP, em parceria com a Junta de Freguesia de Campolide, irá desenvolver um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, tais como o Hospital da Bonecada, cujo principal objetivo é erradicar a “síndrome da bata branca” nas crianças, convidando-as a levar os seus bonecos ao hospital para que sejam tratados numa sala dinamizada por elementos da Mesa do Colégio; e a Sala da Gestão Emocional, que permite que as crianças compreendam e lidem com os seus próprios sentimentos e, também, com as emoções que estão a sentir. Existirá também um espaço dedicado a workshops: música, judo, karate e dança; insufláveis, trampolins e piscina de bolas, entre outras atividades. Consulte aqui o cartaz.

 

A MCEESIP reforça que as necessidades da criança são inalienáveis, irredutíveis e inquestionáveis. Assegurá-las é o nosso dever.

 

Por último, MCEESIP assinala esta efeméride agradecendo, a todos os colega que trabalham na área pediátrica, a alegria, a dedicação e o esforço que diariamente colocam no trabalho que desenvolvem junto das crianças e famílias nos mais diversos contextos.

 

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!