Webinar - Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

Dia:  04-06-2024

Local: Plataforma Cisco Webex Events

 

O Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, que se celebra no dia 4 de junho, é uma data importante para aumentar a consciência de profissionais de saúde e comunidade em geral sobre a vulnerabilidade das crianças vítimas de violência e agressões (físicas, emocionais e sexuais) e sobre a necessidade de proteção dos seus direitos.

 

Ao assinalar o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, destacamos a importância de garantir um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças, além de promover a prevenção da violência e o apoio às vítimas. É fundamental sensibilizar para a gravidade destas situações e mobilizar esforços para proteger os direitos e a integridade das crianças, assim como notificar casos de violência contra crianças, oferecer apoio psicológico e jurídico às vítimas, e trabalhar em parceria com as diversas áreas de intervenção, em prol da segurança e inclusão de todos. A violência contra crianças está entre as ameaças principais, evitáveis e mais devastadoras à saúde e ao bem-estar das crianças. É um problema multidimensional que tem muitas facetas e abrange conceitos específicos de violência física, psicológica, sexual e negligência. É um grande problema entre milhões de crianças em todas as comunidades em todo o mundo, resultando em mortes, lesões físicas e complicações psicológicas em crianças.

 

Os enfermeiros, nomeadamente os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP) e em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) são frequentemente o primeiro grupo de prestadores de cuidados de saúde a prestar serviços de saúde às crianças vitimas de violência (CVV) e às suas famílias. Portanto, ocupam uma posição única que lhes permite detectar e notificar casos suspeitos de CVV aos serviços de proteção infantil.

 

Os EEESMP e EEESIP desempenham um papel fundamental no cuidado e no suporte às crianças inocentes vítimas de agressão, ao nível da: avaliação e intervenção terapêutica, educação e orientação parental, encaminhamento para serviços especializados e trabalho em rede, de forma a garantir a proteção e o bem-estar da criança vítima de agressão.

Com base nos cuidados centrados na família, os enfermeiros geralmente esperam que os pais apoiem os seus filhos. No entanto, os pais dos CVVs geralmente não apoiam os seus filhos e talvez até mesmo seja o culpado da violência contra os seus filhos ou possa ter contribuído para isso.

 

A promoção da saúde mental perinatal, deve ser uma prioridade na prevenção da violência dirigida a crianças. Existem várias formas pelas quais a promoção da saúde perinatal pode influenciar positivamente na prevenção da violência infantil, incluindo: a intervenção precoce com identificação de fatores de risco para a violência dirigida a crianças, como stress materno, problemas de saúde mental, abuso de substâncias, entre outros; a garantia da educação e apoio parental, com orientação aos pais sobre cuidados com o seu filho, capacitá-los para o desenvolvimento infantil, para estratégias de parentalidade consciente e resolução assertiva de conflitos; estimular o suporte emocional e psicológico; a promoção do vínculo mãe-filho e a garantia de acesso a cuidados de saúde congruentes com as necessidades identificadas.

 

Assim, entendemos que a realização de Webinar para enfermeiros sobre o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão será uma oportunidade valiosa para promover a reflexão, a capacitação e a mobilização em prol da proteção e do bem-estar das crianças vulneráveis e em prol da construção de ambientes seguros e saudáveis, fortalecendo o papel dos enfermeiros e contribuindo para a prevenção da violência infantil e o bem-estar das crianças desde os primeiros dias de vida.