Estudantes de Enfermagem começam a ser vacinados em Abril

• 12-04-2021

Os estudantes de Enfermagem em ensino clínico vão ser, finalmente, vacinados contra a Covid-19, por estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, como tem vindo a ser reiteradamente defendido pela OE.

A garantia foi dada à Ordem pelo novo Coordenador da Task-Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, que se reuniu com a Bastonária, Ana Rita Cavaco, e o vice-presidente, Luís Barreira. A vacinação contra a Covid-19 destes estudantes será entre 19 e 25 de Abril.

"Daqui a muito pouco tempo, estes estudantes serão Enfermeiros e estão em estágio, não podem estar em contacto direto com os doentes sem estarem vacinados.", afirmou o Vice-Presidente Luís Barreira.

Esta decisão vem dar razão aos apelos constantes da OE à Ministra da Saúde Marta Temido e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que os alunos de Enfermagem fossem incluídos nos grupos prioritários.

A Ordem dos Enfermeiros tem vindo a colaborar ativamente com a Task-Force para o Plano de Vacinação, de modo a que estes Profissionais de Saúde tenham toda a proteção necessária para o combate contra a pandemia, sendo que têm estado, e vão continuar, na linha de defesa.