Bastonário da OE pede reunião ao Ministério da Saúde para discutir medidas para otimizar capacidade de resposta do INEM

  • 21-06-2024

 

 

 

 

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, manifestou preocupação com o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e apresentou, em ofício dirigido à Ministra da Saúde, um conjunto de propostas para otimizar o sistema e melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados em situações de emergência.


Entre as medidas propostas, destaca-se a atribuição do socorro pré-hospitalar de nível básico a entidades parceiras do INEM, como Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, e a implementação de uma rede regional de transporte do doente crítico.

 

A OE defende também que o acesso aos meios diferenciados de emergência extra-hospitalar, como VMER, SHEM e SIV é, preferencialmente, dirigido aos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, visando garantir uma maior diferenciação técnica e maior segurança e qualidade dos cuidados prestados.

 

A proposta inclui ainda a expansão da Rede de Suporte Imediato de Vida (SIV) para garantir maior equidade no acesso a cuidados diferenciados em emergência extra-hospitalar, bem como a integração de enfermeiros nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), de modo a otimizar o acompanhamento, supervisão e encaminhamento dos meios de socorro extra-hospitalar.

 

A atualização regular dos protocolos SIV para acompanhar as melhores práticas clínicas é, ainda, enfatizada como essencial para garantir a segurança e qualidade assistencial. Além disso, sugere-se uma revisão do sistema de triagem do INEM para melhorar a eficiência da resposta e a integração do mesmo com os serviços de urgência.

 

A OE propõe a integração de uma Direção Clínica com Enfermeiro Diretor e Diretor Clínico no Conselho Diretivo do INEM e o reforço das competências do Departamento de Formação/lnvestigação do instituto.

 

Por fim, o Bastonário da OE, solicitou uma reunião ao Ministério da Saúde para discutir as medidas propostas e procurar encontrar soluções que reforcem o SIEM.


Leia todo o documento aqui