Dia Internacional do Enfermeiro 2024: o valor económico dos cuidados

• 13-05-2024

No Dia Internacional do Enfermeiro, destacamos o papel vital que os enfermeiros desempenham na promoção da saúde global. Em 2024, o foco da comemoração está no valor económico dos cuidados de saúde. Para marcar esta efeméride, o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) lançou o seu relatório anual, intitulado “Os nossos Enfermeiros. O nosso futuro. O poder económico dos cuidados”. A Ordem dos Enfermeiros (OE) junta-se a esta iniciativa, disponibilizando a tradução do documento para língua portuguesa.C

Ana Fonseca, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, realça a importância do relatório do ICN deste ano, sublinhando que "o investimento em cuidados de saúde, em particular em cuidados de Enfermagem, não é um custo, mas um benefício", sublinhando, ainda, que “em vez dos governos apostarem em políticas de curto prazo viradas para a redução de custos, é urgente a adoção de políticas que, aproximem os enfermeiros da profissão, a fim de diminuir o seu abandono, mas também que contribuam para a retenção dos enfermeiros no país”, e prossegue, referindo que “só se consegue aumentar a atratividade da enfermagem, criando mais e melhores condições de trabalho em Portugal”. “Não podemos manter a escalada da emigração que se tem vindo a sentir, o país precisa dos seus enfermeiros”, conclui.

Pamela Cipriano, Presidente do ICN, refere que “o nosso relatório centra-se nos benefícios para toda a economia mundial de ter mais enfermeiros. Sabemos que as pessoas mais saudáveis são mais empenhadas e economicamente mais produtivas, mas milhões de pessoas não têm acesso aos cuidados de saúde essenciais de que necessitam.”

Veja o relatório do ICN aqui