Lançamento da plataforma do Centro de Suporte e Apoio de Saúde Mental e Psiquiátrica

  • 23-11-2020

A Ordem dos Enfermeiros acaba de disponibilizar uma nova plataforma de apoio em Saúde Mental e Psiquiátrica aos Enfermeiros e suas famílias, acessível através da página oficial da OE, no âmbito do projecto “Enfermeiros com mais Saúde Mental”.

 

No sentido de responder às necessidades manifestadas por vários Enfermeiros face à segunda vaga da pandemia da Covid-19, é agora criada a plataforma do Centro de Suporte e Apoio de Saúde Mental e Psiquiátrica, dando continuidade à linha de apoio telefónica criada na primeira vaga.

 

Nesta plataforma, os Enfermeiros podem pedir apoio através do preenchimento de um formulário, denominado “pedido de consulta”, com os seus dados pessoais e contactos, identificando também a forma de atendimento preferencial (telefone ou videochamada), disponibilidade de horários e tipo de apoio pretendido (apoio em saúde mental/ apoio parental).

 

Na sequência do pedido de apoio, a situação será reencaminhada a um dos cerca de 30 profissionais que se disponibilizaram para prestar apoio aos colegas, de forma totalmente gratuita.

 

Este apoio é operacionalizado por Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, os quais detêm conhecimentos técnico-científicos que lhes permitem avaliar e  implementar intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional. E no caso da consulta de apoio parental também por Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, com experiência em contexto de pedopsiquiatria. 

 

Neste momento tão difícil, o stress e a ansiedade são reacções normais, sobretudo no caso dos Enfermeiros, a nossa única linha de defesa no combate à pandemia. Sujeitos a longos turnos de trabalho, à convivência diária com a morte e afastados da sua família, é normal que precisem de ajuda e é importante que também não fiquem sozinhos.

Não tenha medo nem vergonha. Assumir as nossas fragilidades é proteger-nos, e proteger os Enfermeiros é proteger todas as pessoas.

 

Ninguém está sozinho!

Aceda à plataforma no seguinte link:

https://apoio.ordemenfermeiros.pt/