Novas cédulas profissionais enviadas aos Enfermeiros em Dezembro

  • 29-11-2022

 

 

As novas cédulas profissionais, que terão como novidade um QR Code com toda a informação relativa aos títulos profissionais, vão começar a chegar aos Enfermeiros já no início de Dezembro.

 

No total, serão remetidas 84 mil novas cédulas, de forma faseada e progressiva. Em média, espera-se que sejam expedidas cerca de 2500 cédulas por dia, de forma a que, até ao início do novo ano, todos os Enfermeiros tenham em mãos o novo título profissional.

 

 

A partir de 1 de Dezembro, os Enfermeiros que façam pedido de competência acrescida pagam unicamente os emolumentos respeitantes ao processo (10 euros), uma vez que com o QRcode não carecem de emissão de nova cédula, poupando, assim, 20 euros. Já o averbamento passa a ser gratuito.

Os emolumentos relativamente aos títulos de Enfermeiro e Enfermeiro Especialista são iguais, uma vez que carecem de emissão de nova cédula.

 

Este é o culminar de um processo de modernização da cédula profissional, que teve início em 2019, quando se retirou a vinheta e alterou o design. Agora, introduz-se um pormenor inovador: um QR Code, que irá conter toda a informação relativa aos títulos profissionais, competências acrescidas, averbamentos, domicílio profissional entre outros. Ao usar o QR Code através do telemóvel vai poder aceder a todas as informações necessárias para simplificar o seu dia a dia.

 

Trata-se de uma nova cédula para um tempo novo, porque na OE não mudou só a imagem.

Acreditamos que a nova cédula será da maior utilidade e facilitará a vida dos Enfermeiros!