O exercício profissional de Enfermagem em Saúde Escolar: Das práticas à regulamentação

  • 04-06-2024

Para consecução dos objetivos do Plano Nacional de Saúde Escolar, a coordenação de programas e projetos de saúde de âmbito comunitário deve ser liderada por um Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária (EEEC) na área de Enfermagem de Saúde Comunitária, com uma metodologia de planeamento em saúde de abrangência multidisciplinar e multissectorial.
 
A Saúde em Todas as Políticas é uma estratégia de abordagem intersectorial baseada na evidência de que as ações e políticas de outros setores têm repercussões, positivas ou negativas, na saúde e na equidade, onde é indispensável reforçar as intervenções dirigidas aos determinantes sociais da saúde. O envolvimento de parcerias e o alinhamento das políticas dos diversos setores são fundamentais na potencialização da resposta global às necessidades para a obtenção de mais ganhos em saúde da comunidade educativa.

A Educação assume-se como o principal parceiro da Saúde para a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco, influenciando o ambiente e a política escolar e introduzindo, transversalmente, em cada nível de educação e ensino, conteúdos de saúde no currículo. Outras entidades, como Autarquias, Setor Privado e Terceiro Setor, pelo reforço das intervenções dirigidas aos grandes determinantes sociais da saúde, são parceiras bem-vindas, seja nacional, regional ou local.

"O exercício profissional de Enfermagem em Saúde Escolar: Das práticas à regulamentação" visa apontar caminho na coordenação, quer da Unidade de Cuidados na Comunidade, quer da liderança das Equipas de Saúde Escolar, por parte do EEEC na área de Enfermagem de Saúde Pública, integradora e de proximidade, com uma participação ativa dos jovens, famílias, professores e restantes trabalhadores da escola, e visa a capacitação de todos os intervenientes para uma melhor e saudável qualidade de vida.
Inscreva-se e saiba mais aqui