OE apresenta propostas para reforçar acesso aos cuidados de Saúde Mental

  • 25-02-2021

A Ordem dos Enfermeiros escreveu à Comissão Parlamentar de Saúde a defender um debate amplo envolvendo as diferentes profissões da Saúde sobre os efeitos da pandemia na saúde mental dos portugueses, depois de terem sido apresentadas propostas de vários grupos parlamentares sobre este tema.

 

Não havendo dúvidas sobre a forma como a saúde mental dos portugueses está a ser afectada negativamente devido à situação de pandemia que se vive há um ano, com a imposição de distanciamento, obrigação de permanência no domicílio, quarentenas profilácticas, confinamento e isolamento social, a OE defende que é imperioso os peritos e decisores identificarem e implementarem um conjunto de medidas de apoio e suporte no âmbito do acesso e adequação dos cuidados de saúde mental. Os Enfermeiros estão disponíveis para participarem neste processo, como, aliás, é recomendado pela OMS, que recomenda a participação activa dos Enfermeiros no desenvolvimento e implementação de políticas e planos na área da saúde mental, designadamente de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

 

Por outro lado, os Enfermeiros estão entre os profissionais de saúde que, em maior proximidade, asseguram a resposta às necessidades de saúde dos doentes, pelo que o seu papel é determinante na identificação das situações e acompanhamento das mesmas.

 

Assim, a OE propõe que o acesso a cuidados de saúde mental seja agilizado em três dimensões essenciais: Cuidados de Saúde, Saúde Escolar e Protecção da Doença.

 

Em primeiro lugar, as unidades de cuidados de saúde primários devem integrar Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e os serviços de saúde hospitalares devem ser dotados de condições e meios que permitam o acompanhamento à distância (teleconsulta) por Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Outra das propostas da OE é a criação de um “cheque saúde mental”, no qual se incluam as consultas dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Também as equipas de saúde escolar devem integrar Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

 

A OE manifestou toda a sua disponibilidade para, em sede própria, colaborar nas iniciativas necessárias ao urgente reforço da capacidade de resposta dos serviços de saúde mental.

 

Leia aqui o ofício na íntegra