Ordem reúne com Direção de Enfermagem do CHLN para iniciar processo de acreditação da idoneidade formativa

• 30-11-2021

O vice-presidente da OE, Luís Barreira, acompanhado pelo presidente do Conselho Diretivo da secção regional Sul da Ordem e pelos membros da Estrutura de Idoneidades, reuniu-se com Enfermeiros que integram a Direção de Enfermagem do CHLN, para dar início ao processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos contextos de prática clínica.

Esta reunião seguiu-se a diversos encontros realizados em todo o País, com vista ao desenvolvimento do processo de acreditação dos serviços de Saúde. No futuro, apenas nos serviços acreditados poderão realizar-se estágios de estudantes da licenciatura em Enfermagem e/ou das Especialidades em Enfermagem.

“Estas reuniões assumem particular importância para a implementação das diversas fases do processo”, explica o vice-presidente, Luís Barreira.

A Ordem dos Enfermeiros perspetiva reforçar o processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica enquanto instrumento cooperativo para fortalecer e desenvolver proximidade com as Instituições de Saúde, permitindo dar resposta à diversidade e ao potencial das várias equipas para integrar o projeto de forma participativa e dinâmica, com vista a alcançar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de todos os processos formativos, com garantia de qualidade e segurança, tanto para os profissionais como para os destinatários dos cuidados.

Nesta medida, é com sentido de gratificação que constatamos a vontade de participação efetiva do Centro Hospitalar Lisboa Norte, dos seus contextos de prática clínica e dos seus Enfermeiros, no processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica.