Sem respeito e sem vergonha

  • 15-03-2022

Não é só falta de respeito, mas de vergonha. O Governo, pela mão da ministra da Saúde, decidiu excluir os enfermeiros de qualquer distinção e reconhecimento concedidos no âmbito da resposta à pandemia de Covid-19. É difícil de acreditar? Sim, mas é sobretudo impossível de aceitar de tão injusta que é esta atitude.  

 

Numa lista, devidamente publicada em Diário da República, de 25 personalidades e organismos distinguidos e medalhados - despacho nº3055/2022 de 7 de Março-, não aparece o nome de um enfermeiro. Como se isto não fosse só por si estranho, para não escrever outra coisa, na lista de entidades e organismos reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na estratégia de vacinação, também se ignora o papel dos enfermeiros e da sua ordem profissional.

 

Para não ser juíza em causa própria, recordo as declarações do Almirante Gouveia e Melo, o homem que chegou para servir o País e não este ou qualquer governo, partido ou fação. Em horário nobre, na SIC, Gouveia e Melo deixou um obrigado público. “Não posso deixar de agradecer a todos os profissionais de saúde... principalmente durante a vacinação nos últimos oito meses, foram incansáveis. Sábados, domingos, horas extra. Destes profissionais, não posso deixar de realçar os Enfermeiros. Fantásticos! Nós devemos muito a essa classe”. Pelos vistos, o Governo e o Ministério da Saúde não pensam o mesmo.

 

Não me apetecia muito fazer juízos de valor sobre a intenção política deste desprezo, mas não posso deixar passar em claro a tremenda injustiça e falta de respeito pela classe que tenho orgulho em representar. Às sucessivas promessas não cumpridas por este Governo junta-se, ao longo dos últimos anos, uma clara tentativa de travar a batalha que começámos pela valorização e dignificação do papel dos enfermeiros. Tenho uma má notícia: não vou desistir desta luta até ao último dia do meu mandado, indiferente às medalhas e às distinções que servem sobretudo para pagar favores ou afagar egos.

Os enfermeiros estão de consciência tranquila por tudo o fazem diariamente, antes, durante e depois da pandemia. Estivesse assim também quem nos governa. 

 

Artigos mais antigos: 

Medo e silêncio 

Há sempre a rua 

Perigo absoluto

Já passaram seis anos 

O desnorte

O choque 

Pandemia da desumanidade 

É oficial, estão em campanha 

Oportunidade perdida 

Neste não, só no próximo Orçamento

Ordens para calar

Dois mundos, uma vacina

Pisar o risco 

Um país que corre atrás 

Primeiro a ciência 

As crianças podem esperar 

Pela força não há argumentos

Sem foco

É só bola 

Um alerta global 

É possível outro caminho

Não há bazucas grátis

Vacine-se 

A culpa já morre solteira

Ministra da injustiça 

Desconfinar a duas vozes

Proibido voltar a falhar

Sinais de liderança

Não vacinem chicos-espertos

Não temos mais Enfermeiros

Vacina, Amor e Democracia

Tudo pelo ar

Um orçamento contra os Enfermeiros 

O tempo da vergonha

Perdemos tempo e oportunidades

Um risco de subsídio

Mal pagos, sim!

No papel está muito bem

Vem aí o Inverno

Não se deixem distrair

Os homens também choram

Não debater para não pensar

O inferno a olho nu

E se ficarmos sem Enfermeiros?

A ver passar aviões

E o plano para a Saúde?

Um golo para todos

A manta continua curta

Enquanto o telefone toca em Londres

É urgente valorizar quem cuida

Proteger e testar

Hora de confiar

E a inquietação

Sem memória e sem culpa

Com chá e bolos

Oportunidade perdida