Voto de pesar pela morte das enfermeiras paraquedistas Maria Ivone dos Reis e Maria do Céu Pedro

• 17-05-2022

A Ordem dos Enfermeiros manifesta o seu mais profundo pesar pela morte, com um dia de diferença, das duas Enfermeiras paraquedistas Maria Ivone dos Reis e Maria do Céu Pedro.

Maria Ivone dos Reis, de 93 anos, e Maria do Céu Pedro, de 68 anos, fizeram parte do grupo de 46 Enfermeiras paraquedistas que, entre 1961 e 1974, foram para a Guerra Colonial tratar soldados feridos.

Ivone dos Reis integrou o célebre grupo das “Seis Marias”, as primeiras seis Enfermeiras integradas nas Forças Armadas em 1961 e condecoradas em 2019 com a medalha da Defesa Nacional de 1ª classe.

Foram mulheres pioneiras, à frente do seu tempo, que enfrentaram preconceitos e, num mundo de homens, vestiram o uniforme e saltaram de aviões e helicópteros para salvar vidas nas antigas colónias.

A Ordem dos Enfermeiros presta aqui a sua mais sentida homenagem a estas mulheres que já fazem parte da história da Enfermagem portuguesa e apresenta às famílias as mais sentidas condolências.